18 setembro 2009

Prática de yoga pode ajudar contra dores lombares

A prática de uma forma terapêutica de yoga, enfatizando o alinhamento adequado do corpo, pode ajudar a amenizar dores nas costas, diz estudo publicado na revista médica Spine.Avaliando 90 adultos com idades entre 18 e 70 anos e que apresentavam dores lombares, os investigadores observaram que o grupo que praticou yoga durante 24 semanas teve melhores resultados em relação à dor e à mobilidade, além de maior redução nos sintomas de depressão, comparados com os que fizeram tratamento convencional.
Os resultados não indicam que qualquer tipo de yoga pode ajudar contra as dores nas costas. No estudo foi utilizado um tipo de yoga terapêutico chamada lyengar, que foi monitorizada por um profissional certificado para esse tipo de abordagem contra lombalgias.
Por isso, os autores recomendam que os interessados nesse tipo de terapia procurem profissionais com experiência em ajudar os pacientes a ajustar as posturas às suas necessidades. De acordo com os especialistas, há uma lógica na escolha das posições e sequências de yoga utilizadas no estudo. Devido ao facto de que todos os músculos que agem sobre a pélvis podem afectar a dor lombar, as aulas foram focadas nesses músculos, com posturas que «abriam» os quadris e alongavam a parte de trás das pernas.
«Acreditamos que os pacientes com lombalgia precisam estar engajados na sua recuperação», concluíram os autores.

Sem comentários: